Exú é a figura mais controversa do panteão afro-brasileiro pois, contém, em sí mesmo, o bem e o mal sendo, portanto, o mais humanizado dos orixás. Esse orixá tem a capacidade de amar e odiar como têm os humanos e também, de provocar paixões, intrigas e confusões.
A magia, o poder a sexualidade, a transformação e a união são por ele regidas
Como o deus Hermes, dos gregos, Exú atua como o psicopompo fazendo a ligação entre os dois mundos, o divino e o avernal; o Orum e o Aiê que, na psicologia profunda, significa fazer a ponte entre o consciente e o inconsciente.
A ele são consagrados os caminhos, as encruzilhadas, o comércio; pois com sua esperteza é um exímio negociante ; e da proteção das casas.
No Brasil o sincretismo de Exu se dá com o diabo dos cristãos, pois o descrevem como um orixá cruel e impiedoso, lascivo e luxurioso.Isso ocorre em função a dicotomia,entre o bem e o mal, dessas religiões. Mas, na realidade é ele quem traz à tona todos os aspectos sombrios da psique humana quer sejam da individual, quer sejam da coletiva.
No Candomblé todas as oferendas e sacrifícios são ofertados primeiramente a Exú.
Segundo o mito, Exú perdeu, numa contenda com Oxalá,a cabaça na qual guardava os seus poderes mágicos tornando-se, assim, seu servo. Em função disso recebeu de Oxalá o privilégio de ser o primeiro a receber as homenagens em todos os trabalhos realizados nos terreiros.
Os filhos de Exú tem uma personalidade ambivalente e imprevisívél pois, de dóceis e compreensivos pode se tornar extremamente violentos e intrigantes. São vingativos e não aceitam qualquer desfeita. Gostam da rua, de passeios, viagens, jogos e bebidas.
Suas cores são o preto e o vermelho e o seu símbolo é Ogó na forma fálica. Tem a terra e o fogo como seus elementos.
2) ÒGÙN (Ogum) – Ògún-ieé!!
O primogênito de Oduduá é o grande orixá das conquistas, dos domínios, das guerras e, também, da metalurgia e tecnologia.
Foi ele quem ensinou aos homens o trabalho com os metais e a produção de ferramentas para que dominassem a natureza, produzindo alimentos e fazendo construções e,também, as armas para as guerras.
Como o deus Ares, dos gregos é extremamente violento e devastador. Todos o temiam. As guerras, e as conquistas eram o seu passatempo.
Também pode ser associado a Hefesto, pelo seu domínio sobre a metalurgia, de uma forma geral.
No sincretismo cristão é adorado como São Jorge, na região sudeste do Brasil, e como Santo Antônio, na Bahia.
Os indivíduos regidos por Ogum são pessoas fortes impetuosas e arrogantes, porém, são extremamente verdadeiros. Vão da explosão à calma e são combativos e adorando uma contenda, seja de que forma for. Por triunfar onde outros não conseguem tudo aquilo que querem é conquistado. São sensuais e criativos.
Suas cores são o verde ou o azul escuro e, tem o ferro, como o seu elemento
3) Òsóòsi (Oxóssi) - Òké-Aro!!!Arolé
Senhor das florestas e de todos os seres que nela habitam, Oxóssi, representa a fartura e a riqueza e, tem como símbolos o arco e a flecha. Como caçador, uma das formas mais arcaicas de sobrevivência, é quem funda as aldeias e cidades sendo, portanto, o dono das terras e, tendo ,assim, autoridade sobre os futuros habitantes do lugar. Representa, também, o domínio da cultura em relação à natureza através da sua flecha que é uma ferramenta de utilidades mágica e religiosa.
Oxóssi tem como atributos a astúcia, a cautela, a calma e a inteligência pois, como só possui uma flecha nunca poderá errar o alvo. Ele é o melhor naquilo que faz pois, sempre busca a perfeição.
Junto com seu irmão, Ogum, dominam as florestas e levaram a civilização aos homens.
É, também , amigo de Ossaim, que lhe ensinou a arte da cura com as folhas e os segredos das florestas tornando-se assim, um grande feiticeiro.
Avesso à morte, para ele não importa o quanto se viva desde que se viva bem,pois não acredita na morte
Um filho de Oxossi apresenta-se como um indivíduo esperto e rápido no raciocínio e está, também, sempre alerta aos movimentos. Além disso é bastante responsável e tem um cuidado especial para com a sua família. No geral é amigo e generoso mas,como tem muita iniciativa na busca de novas descobertas muitas vezespode deixar de lado a vida doméstica calma e harmoniosa porém, é honesto e trabalhador.
4) Obaluaê (Omulú) – Atotoó!
O filho de Nanã Buruku, nasceu com o corpo coberto de chagas e pelas pústulas da varíola. A mãe então o abandonou numa praia deserta e, aí perecesse. Atacado por caranguejos foi salvo por Iemanjá que por ali passeava
Iemanjá envolveu-o em folhas de bananeira e curou suas feridas. Obaluaê, cresceu forte e bonito e seu rosto ficou mais iluminado do que o sol. Por isso fez um capuz de palhas-da-costa (azê) para cobrir o rosto e não ofuscar quem para ele olhasse.
Podemos associá-lo com Quiron, dos gregos, que é o curador cujas feridas não são curadas. O curador é aquele que cura aos outros, menos a si mesmo!
Os elementos de Obaluaê são a terra e o fogo do seu interior, oque faz com que haja a sua relação com a vida e com a morte.
Obaluaê é aquele que cura a todos que o buscam, com esse pedido, principalmente aqueles mais pobres.
Por um lado, os filhos de Obaluaê são muito pessimista e teimosos e gostam de mostrar os seus sofrimentos a todo o mundo. Como também são bastante depressivos têm dificuldades em achar graça em qualquer situação da vida e sempre sofrem muito para atingir os seus objetivos pois, nada para eles está bom. Também, são bastante ordeiros e organizados e nunca levam um desaforo sem dar, uma resposta na mesma hora. Acham, também, que somente eles sofrem e que são incompreendidos pelas pessoas. Isso os torna amargos reprimidos e vingativos.
Por outro lado têm outras qualidades que podem compensar os seus defeitos: São amigos amorosos e verdadeiros, também, são prestativos e trabalhadores. Ao abraçar uma causa tornam-se extremamente radicais.
5) Òsùmàrè ( Oxumarê) – A Run Boboi!!!
Tendo como elementos o Céu e a Terra, Oxumarê é o orixá que rege todos os ciclos e movimentos da vida. Dizem que se Oxúmarê perder as suas forças todo o Universo perecerá pois todo o seu movimento cessará. Portanto, Oxumarê jamais deve ser esquecido pois, caso em contrario, com os fim dos ciclos o mundo perecerá.
Morando no Céu, o orixá vem à Terra na forma de arco-iris. Ele é a grande cobra que envolve o nosso planeta e o céu, assegurando a unidade e a renovação de todo o Universo.
O filho de Nanã Buruku, e irmão de Obaluaê, é um orixá masculino que contém em si o masculino e o feminino, isto é, ele é o responsável por perpetuar o ciclo da vida que necessita dos dois elementos. É visto por alguns como um deus ambíguo, macho e fêmea, pertencente à água e à terra que exprime a união dos opostos que ao se atraírem proporcionam a manutenção do universo e da vida.
Oxumarê é quem faz a síntese da duplicidade de todo os seres vivos: mortal no corpo e imortal na alma.
Os filhos de Oxumarê são pacientes e persistentes em relação àquilo que desejam e, não medem nenhum tipo de esforço para atingir os objetivos. Conforme a situação financeira podem ser extremamente ávaros ou generosos. Têm um temperamento agitado e são muito observadores, como o são as serpentes, e buscam sempre o equilíbrio e a harmonia. Apresenta-se, também, como a Uroboros, na ligação do consciente com o inconsciente.
Esses indivíduos buscam sempre a mudar e renovar a própria vida. Isso vai, desde uma simples mudança de casa, até a mudança de religião ou de posição política. Essas mudanças são sempre muito radicais.
A eloquência e a inteligência são as armas que usam quando atacam ou se defendem.
6) Sàngò (Xangô) – Kawó Kabiesilé!
Xangô, o Grande Rei, é tido como um déspota pois para ele o poder é tudo. É o rei absoluto, forte e invencível que adora desafios e, a todos domina e submete. É um orixá bonito, vaidoso, galante, conquistador, e amante irresistível, teve para si todas as mulheres as quais quis porém, é extremamente justo. Teve como esposa as orixás Iansã, Oxum e Obá. Podemos equipará-lo ao deus Zeus, dos gregos.
Sendo mais poderoso que a própria morte própria é Xangô quem decide sobre a vida de todos , sendo que sobre a sua vida e morte somente ele tem poder.
Com uma boa estrutura óssea e porte físico avantajado, os filhos de Xangô, são bastante fortes e possuem uma boa auto-estima. Esses indivíduos têm consciência de si mesmo e por isso sempre tem uma postura respeitável e importante além de sempre ter companhia das pessoas, mesmo sentindo-se solitário. São austeros com as suas finanças mas jamais cometem uma injustiça sequer. Também, são amantes esplendorosos e, vivem cercados de amantes. O poder e o saber são objetos de sua vaidade.
7) Òia (Iansã) – Epahei!
Orixá das tempestades, dos ráios, das ventanias, do fogo e da morte, Iansã é a união dos elementos contraditórios pois nasceu da água e do fogo. Guerreira por vocação sempre está nas batalhas do dia-a-dia, lutando pelo que é seu. Conquista sempre aquilo que quer seja nas batalhas da vida ou na sensualidade do amor pois, são nesses fatos que ela encontra a felicidade.
Mulher avessa as labutas internas do lar está sempre lutando, lá fora, pela conquista do sustento dos seus filhos
Sensual e provocante Iansã quer o homem não para sustentá-la mas, sim, para amá-la.
Os filhos de Iansã são pessoas muito audaciosas, autoritárias,batalhadoras, mas são também, ciumentas, vaidosas, sensuais e volúveis, chegando, comumente, a ter diversos parceiro e ás relações extraconjugais.
8) Òsum (Oxum) – Eri Yéyé ó!
Oxum a rainha de todos os rios, mulher de Xangô, é a mãe da doçura,da benevolência e protetora de todas as crianças, até que adquiram a independência além, de ser a dona de todas as riquezas. Esta orixá vaidosa, generosa e digna é a responsável pela fecundidade das mulheres e de todas as fêmeas, sendo também, a detentora de todo o poder do feminino. É a mais sensual e bela de todas as orixás!
Oxum poder ser vista como Afrodite, dos gregos, no seu aspecto de sedução e beleza e, à Deméter quando da fecundidade e a maternidade.
Os filhos de Oxum são vaidosos e elegantes e gostam de jóias e perfumes. São, também, bonitos e sensuais. As mulheres filhas desta orixá são excelentes donas de casa, que cuidam e protegem o lar.
9) Òbá (Obá) – Obá Siré!
Senhora do fogo e das águas revoltas, Obá, uma das três esposas de Xangô, é uma grande guerreira mas, é pouco feminina. Ela tem um forte temperamento e, é muito possessiva e carente. Neste aspecto podemos compará-la à deusa Hera dos gregos.
Esta orixá tem plena consciência dos poderes do feminino , e luta pelos seus direitos submetendo-se apenas ao homem a quem ama. Obá pensa com o coração em vez da razão
Suas filhas são mulheres valorosas mas, incompreendidas. De aparência viril, são voltadas para as atividades feministas em consequência das experiências controversas no amor. O insucesso, dessas filhas de Obá, está ligado ao ciume mórbido que lhes corrói as entranhas. Em função disso as frustrações do amor, são compensadas pelos bens materiais, onde a avidez do ganho e o cuidado para que nada se perca dos seus bens, é que lhes garante o aparente sucesso.
10) Ewà (Euá) – Ri Ro Ewà!
A filha de Oduduá,que era um pai possessivo, foi seduzida por Xangô. Isso provocou em Oyá uma tremenda crise de ciume e raiva, o o que fez com que Euá escondesse nas matas protegida por Oxossi. Sob a proteção desse orixá tornou-se uma caçadora habilidosíssima e uma guerreira destemida.
Arrependida pelo intercurso com Xangô pede ao pai, Oduduá, que a esconda dos homens. Assim, é enviada ao cemitério para trabalhar junto a Iansã e Obaluaê, na recepção aos mortos.
Essa ida para o cemitério está ligada a renúncia da própria sexualidade em favor de se colocar ao lado do pai para, como a Atená, dos gregos. Euá protege tudo aquilo que é virginal, das mulheres às matas e rios.
Seus filhos são pessoas de exótica beleza e que possuem uma tendência a duplicidade sendo arrogantes em determinados momentos muito simpáticas em outros. Também podem apresentar-se como a jovem pura e inocente ou a mulher madura e experiente. Ostentam roupas bonitas e vistosas e estão sempre na moda. Sáo apegadas à riqueza, além de adorarem os elogios e galanteios.
11) Logùn Odè (Logunedé) – Logun ô akofá!
Logunedé, filho de Oxum e Oxóssi é o orixá da fartura e da riqueza Dizem que é o mais fLormoso dentre todos os orixás, além de ser um habilidoso caçador.
Devemos esclarecer que Logun Edé, não é um orixá que muda de sexo a cada seis meses, como dizem. Logum Edé é um orixá masculino que passa seis meses com o pai e seis meses com a mãe, perpetuando, assim, a sua meninice – Puer Aeternus.
Como a criança que altera o humor com facilidade, Logum Edé, é o orixá das surpresas, das contradições, do inesperado.
Os filhos desse orixá, além de possuírem grande beleza externa são amorosos, sensuais, reservados e calados, além de serem inconstantes e indecisos refletindo, assim, o seu caráter dual. Como os infantes sentem dificuldades na definição das coisas.
12) Yemojà (Yemanjá) – Erù-IYá, Odó Iyá
Yemanjá é a orixá mais cultuada no Brasil, independente da religião do devoto. Ela é a regente da maternidade e da fecundidade, alem de ser a tainha de todas as águas sejam dos rios, sejam dos mares. Por ser a mãe de todos e de tudo sua vulva e seus seios doloridos são sagrados.
Yemanjá é a mãe que educa, orienta e mostra aos filhos os caminhos a serem seguidos de acordo com as particularidades de cada um. Ela é o exemplo de conduta, tentando porém manter seus filhos sempre juntos de si.
Seus filhos são extremamente competentes, trabalhadores e dedicados àquilo que fazem, além de serem de uma correção impar adoram a organização e a limpeza. Como dão mais valor ao trabalho o sexo torna-se secundário para eles. Tendo um pequeno toque de falsidade na personalidade são , também, irritadiços e dramáticos ligando-se às pessoas por pura conveniência
13) Nàná Barukú (Nanã) – Salúba!
Quando o orixá primevo, Oduduá, separou as águas paradas e liberou do saco da criação a terra, proporcionou a formação da lama dos pantanais, proveniente da junção desses dois elementos. É nesses locais que se encontram os fundamentos de Nanã, que sintetiza a fecundidade, a morte e a riqueza. Nanã representa o nascimento, a vida e a morte, ou seja, ela é o princípio, o meio e o fim
A morte, pelo pavor que causa ao ser humano é a principal responsável pelo surgimento dos sentimentos religiosos em toda a humanidade. É nesse momento que Nanã se faz compreender, pois percebe-se que vida e morte caminham lado a lado.
Nanã é o barro do nascimento, a água da vida e a lama da morte, simboliza a força e o discernimento do feminino!
As filhas de Nanã, são pessoas de temperamento maduro. São lentas e firmes, porém bondosas; são simpáticas e tolerantes, porém implicantes. A limpeza extrema e o temperamento artístico, também são características dessas filhas.
14) Osáàlá (Oxalá) – Epa Bàbá!
Oxalá representa o poder gerador masculino, sendo o elemento importante do início da criação, pois continha a massa de ar e a massa de água para a formação de todas as criaturas, seja no Aye, seja no Orun.
Oxalá apresenta-se sob duas formas: Oxaguiã, o jovem e, Oxalufã, o velho.
Alheio a todo tipo de violência e disputas, Óxalá gosta da ordem, da limpeza e da pureza. É a síntese de toda criação universal.
De temperamento retraído e desconfiado, os filhos de Oxalá são indivíduos fechados em si mesmos. Têm uma necessidade enorme de reconhecimento esse sentem mal quando isso não acontece.
São conselheiros natos - e por isso, muitas vezes, recebem ingratidões durante o curso da vida -, generosos, tolerantes,irrepreensíveis, inflexíveis e íntegros. Também são incapazes de cometer uma mentira ou uma traição.
Embora introvertidos , observam tudo á volta e não se esquecem de nada. Jamais perdoam uma ofensa, porém nunca demonstram nenhum tipo de agressividade.
gostei imensamente deste BLOG, da parte referente à MITOLOGIA DO CAMDOMBLE e O LOMIAR.
ResponderExcluirno deposit bonus forex 2021 - takipçi satın al - takipçi satın al - takipçi satın al - takipcialdim.com/tiktok-takipci-satin-al/ - instagram beğeni satın al - instagram beğeni satın al - google haritalara yer ekleme - btcturk - tiktok izlenme satın al - sms onay - youtube izlenme satın al - google haritalara yer ekleme - no deposit bonus forex 2021 - tiktok jeton hilesi - tiktok beğeni satın al - binance - takipçi satın al - uc satın al - finanspedia.com - sms onay - sms onay - tiktok takipçi satın al - tiktok beğeni satın al - twitter takipçi satın al - trend topic satın al - youtube abone satın al - instagram beğeni satın al - tiktok beğeni satın al - twitter takipçi satın al - trend topic satın al - youtube abone satın al - instagram beğeni satın al - tiktok takipçi satın al - tiktok beğeni satın al - twitter takipçi satın al - trend topic satın al - youtube abone satın al - instagram beğeni satın al - perde modelleri - instagram takipçi satın al - instagram takipçi satın al - cami avizesi - marsbahis
ResponderExcluirBest Casinos in India - JTM Hub
ResponderExcluirThe Best 전라북도 출장마사지 Casinos in 의정부 출장안마 India · 광양 출장마사지 Golden Nugget 서울특별 출장마사지 Casino · Betway · 888 Casino 당진 출장마사지 · Bet365 Casino · 888 Casino. Get the best welcome bonus and free spins!
smm panel
ResponderExcluirsmm panel
İş İlanları Blog
instagram takipçi satın al
hirdavatciburada.com
beyazesyateknikservisi.com.tr
SERVİS
Jeton hilesi indir
betmatik
ResponderExcluirkralbet
betpark
canlı slot siteleri
kıbrıs bahis siteleri
canlı tombala siteleri
casino siteleri
deneme bonusu
FGH4156
Good text Write good content success. Thank you
ResponderExcluirbetmatik
bonus veren siteler
betpark
poker siteleri
slot siteleri
kibris bahis siteleri
kralbet
tipobet
شركة تنظيف سجاد بالجبيل i2qQvH6Poi
ResponderExcluir